fbpx

Menorca: conheça a segunda maior ilha do arquipélago das Ilhas Baleares

Menorca é uma ilha no arquipélago das Ilhas Baleares, na Espanha. É conhecida pelas suas belas praias, enseadas e atmosfera tranquila. A sua capital é Maó, que tem o segundo maior porto natural do mundo. Algumas das coisas que pode fazer em Menorca são:

Como posso chegar a Menorca?

Para chegar a Menorca, pode optar por avião ou por barco. De Portugal tem voos diretos, operados pela Tap Portugal, Ibera Airlines, Ryanair, Vueling e Air Europa. Quem vem do Brasil  terá que fazer escala em alguma cidade europeia, pois não há voos diretos do Brasil para Menorca. Os voos aterram no aeroporto de Mahon, que é o principal ponto de conexão da ilha com o exterior. Se escolher o barco, pode partir dos portos de Valência, Barcelona ou Mallorca e desembarcar na Ciutadella.

A viagem de barco é recomendada para quem quer trazer o seu próprio carro para a ilha.

Qual é a melhor época para visitar Menorca?

A melhor época para visitar Menorca depende do que procura na ilha. Se quiser aproveitar as praias e o mar, os meses de verão são os mais indicados, pois têm temperaturas quentes e secas e a água do mar varia entre 20°C e 23°C. No entanto, esta é também a época mais turística e movimentada da ilha. Se quiser fazer passeios e desfrutar das paisagens e da cultura da ilha, os meses de primavera são ótimos, pois têm temperaturas amenas e pouca chuva, e as praias estão quase desertas. Qualquer época do ano é boa para visitar Menorca, pois o clima é tipicamente mediterrâneo, com invernos moderados e verões quentes.

O que fazer em Menorca?

Em Menorca, há muito para fazer além de ir à praia. Algumas das atividades que pode fazer são:

  •  Conhecer a história e a cultura da ilha, visitando os povoados talayóticos, a fortaleza de La Mola, a naveta des Tudons e os museus de Mahon e Ciutadella.
  • Fazer caminhadas pelo Camí de Cavalls, um trilho que percorre toda a costa da ilha, passando por paisagens naturais e praias escondidas.
  •  Provar a gastronomia local, que inclui o queijo de Mahón, a caldeirada de lagosta, a sobrassada e a ensaimada.
  • Fazer desportos náuticos, como vela, caiaque, mergulho ou snorkeling, aproveitando as águas cristalinas e a biodiversidade marinha da ilha.
  • Visitar um farol, como o de Favàritx ou o de Cap d’Artrutx, e admirar as vistas panorâmicas sobre o mar.

Como posso me deslocar em Menorca?

Para se deslocar em Menorca, tem várias opções, dependendo do seu orçamento e do seu interesse em conhecer a ilha. A opção mais recomendada é alugar um carro, pois assim terá mais liberdade e flexibilidade para visitar as praias, as calas e os monumentos da ilha. Pode alugar um carro no aeroporto ou em alguma das cidades principais da ilha. Se preferir o transporte público, pode usar os autocarros que ligam as diferentes cidades e povoados da ilha, e também o aeroporto. No entanto, os autocarros não chegam a todas as praias e calas, e têm horários limitados. Outra opção é usar o táxi, que é mais caro que o autocarros, mas mais cómodo e rápido. Se gostar de caminhar, pode fazer o Camí de Cavalls, um trilho que percorre toda a costa da ilha, passando por paisagens naturais e praias escondidas. Esta opção requer um bom preparo físico e um planejamento prévio das etapas e dos alojamentos.

Onde ficar em Menorca?

Para escolher onde ficar em Menorca, deve considerar o seu orçamento, o seu estilo de viagem e as suas preferências pessoais. Há várias opções de alojamento na ilha, desde hotéis, apartamentos, albergues e parques de campismo. Algumas das cidades mais populares para se hospedar em Menorca são:

  • Ciutadella de Menorca: é a cidade mais charmosa e histórica da ilha, com um porto antigo, uma catedral e vários monumentos. Tem uma boa oferta de hotéis, restaurantes e lojas. É uma boa base para explorar as praias da costa sul da ilha.
  • Mahón (Mao): é a capital e a maior cidade de Minorca, com um aeroporto e um porto natural. Tem um centro histórico interessante, com museus, igrejas e edifícios coloniais. Tem também uma boa variedade de hotéis, restaurantes e bares. É uma boa opção para quem quer facilidade de deslocamento e mais vida noturna.
  • Fornells: é um pequeno povoado de pescadores no norte da ilha, com um porto pitoresco e uma fortaleza. É famoso pela sua gastronomia local, especialmente pela caldeirada de lagosta. Tem alguns hotéis e apartamentos para alugar. É uma boa escolha para quem busca tranquilidade e contato com a natureza.
  • Binibeca: é um vilarejo branco que imita o estilo das aldeias de pescadores do Mediterrâneo. Tem uma praia bonita e algumas lojas e restaurantes. Tem também vários apartamentos para alugar. É uma boa alternativa para quem quer ficar numa zona mais autêntica e menos turística.

Hotéis em Menorca?

Há muitos hotéis em Minorca para todos os gostos e orçamentos. Alguns dos hotéis mais populares e bem avaliados na ilha são:

  • Hotel Gran Sagitario: um hotel de 4 estrelas em Ciutadella, a 300 metros da Praia Cala Santandria. Tem uma piscina exterior, um spa, um restaurante e quartos modernos e confortáveis.
  • Hotel ARTIEM Capri: um hotel de 4 estrelas em Maó, a 750 metros do Porto de Maó e a 350 metros da Estação Rodoviária de Maó. Tem um spa, piscinas interiores e exteriores, um restaurante e quartos elegantes e espaçosos.
  • Lago Resort Menorca – Suites del Lago: um hotel de 5 estrelas em Cala’n Bosch, a 500 metros da Praia Cala’n Bosch. Tem uma piscina exterior, um spa, um restaurante e suites luxuosas com terraço privado e banheira de hidromassagem.
  • Hotel Rural Binigaus Vell: um hotel rural de 4 estrelas em Es Migjorn Gran, a 3 km da Praia Binigaus. Tem uma piscina exterior, um jardim, um restaurante e quartos rústicos e acolhedores com vista para o campo.

Onde comer em Menorca?

Para comer em Menorca, tem muitas opções de restaurantes, bares e cafés que servem desde a gastronomia local até a internacional. Alguns dos pratos típicos de Menorca são a caldeirada de lagosta, o queijo de Mahón, a sobrassada e a ensaimada. Alguns dos restaurantes mais populares e bem avaliados na ilha são:

  • Taberna del Corso: um restaurante em Ciutadella que serve marisco, mediterrâneo e espanhol. Tem um menu variado e um preço acessível. Fica no coração da cidade velha de Ciutadella.
  • Café Balear: um restaurante em Ciutadella que serve marisco, mediterrâneo e europeu. Tem uma vista linda para o porto e uma comida deliciosa. É um dos mais famosos da ilha.
  • Es Caliu: um restaurante em Fornells que serve churrasco, europeu e mediterrâneo. Tem uma carne de qualidade e um ambiente acolhedor. Fica perto da fortaleza de Fornells.
  • Pizzikamè: um restaurante em Maó que serve italiana, pizza e mediterrâneo. Tem uma pizza caseira e saborosa e um atendimento simpático. Fica no centro histórico de Maó.

Roteiro de 5 dias em Menorca:

Um possível roteiro de 5 dias em Menorca é o seguinte:

  • Dia 1: Visitar a capital Mahon e os seus arredores, como o Lazareto de Mahon, a Fortaleza de La Mola e o Castelo de São Felipe.
  • Dia 2: Explorar a cidade de Ciutadella de Menorca e as suas atrações, como a Catedral, o Porto Antigo e o Castelo de São Nicolau. Depois, conhecer algumas praias da costa sul, como Son Saura, Cala Turqueta e Cala Macarelleta.
  • Dia 3: Fazer uma parte do Caminho dos Cavalos, um trilho que percorre toda a costa da ilha. Neste dia, pode ir de Cala Galdana a Cala Mitjana, passando por Cala Trebalúger e Cala Fustam.
  • Dia 4: Continuar o Caminho dos Cavalos, desta vez de Cala Mitjana a Cala Escorxada, passando por Cala en Turqueta e Cala Macarella.
  • Dia 5: Visitar algumas ruínas talayóticas, como Torre d’en Galmés, Naveta des Tudons e Trepucó. Depois, ir ao norte da ilha e conhecer a povoação de Fornells e as praias de Cavalleria e Pregonda.

 

Outros Destinos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *