fbpx

Os 36 Castelos mais bonitos de Portugal! Alguns nem sabia que existiam

Castelo Almourol

Portugal é um país com uma rica herança cultural e arquitetónica, que se reflete nos seus castelos. Cada castelo tem a sua própria história e personalidade, que nos revela um pouco do passado e da identidade nacional. Visitar os castelos de Portugal é uma forma de viajar no tempo e de admirar a beleza e a diversidade das paisagens portuguesas.

Portugal é um país rico em história e cultura, e uma das suas marcas mais visíveis são os seus castelos. Estas construções fortificadas antigas, que serviram para defender o território de invasões e ataques ao longo dos séculos, são hoje testemunhos do passado e atrações turísticas que encantam os visitantes.

Espero que goste da nossa selecção de Castelos mais Bonitos de Portugal:

Castelo de Almourol: Este castelo está situado no topo de uma ilha no meio do rio Tejo, perto de Vila Nova da Barquinha. Foi construído pelos Templários no século XII e é considerado um dos monumentos mais emblemáticos da Reconquista.

 

 

Castelo dos Mouros: Este castelo, ou Castelo de Sintra, é uma fortaleza de origem muçulmana que foi conquistada pelos portugueses no século XII. Está localizado no alto de uma colina, rodeado por uma floresta densa. Faz parte da Paisagem Cultural e Património Mundial da Unesco.

 

 

Castelo de Óbidos: Este castelo foi erguido durante a Reconquista e fazia parte do dote oferecido às rainhas consortes de Portugal durante cerca de 500 anos. É um Monumento Nacional e uma Pousada de Portugal. Tem uma vista magnífica sobre a vila medieval de Óbidos.

 

 

Castelo de Guimarães: Este castelo é um dos mais importantes da história de Portugal, pois foi aqui que nasceu D. Afonso Henriques, o primeiro rei do país. Foi construído no século X para proteger as populações cristãs dos ataques inimigos.

 

 

Castelo de Silves: Este castelo é um dos maiores e mais bem preservados do país e um exemplo típico da arquitetura militar islâmica. Foi conquistado pelos portugueses no século XIII, depois de vários cercos. Está localizado na cidade de Silves, no Algarve .

 

 

Castelo de Bragança: Este castelo é um dos mais imponentes e bem conservados de Portugal e data do século XII. Foi a residência dos duques de Bragança e tem uma torre de menagem com 33 metros de altura. Está situado na cidade de Bragança, no nordeste do país .

 

Castelo de Marvão :Este castelo está localizado num ponto de defesa natural, no topo de uma serra escarpada de mais de 800 metros de altura. Foi construído no século XIII e permitia avistar as tropas inimigas que se aproximavam da fronteira com Espanha. Está localizado na vila de Marvão, no Alentejo .

 

Castelo de São Jorge: Este castelo é o mais famoso e visitado de Portugal e data do século XI. Foi a residência dos reis portugueses até ao século XVI e oferece uma vista panorâmica sobre Lisboa e o rio Tejo. Foi restaurado no século XX e tem um museu e um sítio arqueológico .

 

Castelo de Leiria: Este castelo foi construído no século XII por D. Afonso Henriques e foi palco de vários acontecimentos históricos, como a primeira reunião das Cortes em 1254. Tem uma torre de menagem com 30 metros de altura e um museu de arte sacra. Está localizado na cidade de Leiria .

 

Castelo de Palmela: Este castelo foi fundado pelos muçulmanos no século VIII e foi conquistado pelos portugueses no século XII. Foi sede da Ordem de Santiago e tem uma igreja gótica e um convento. Oferece uma vista deslumbrante sobre a serra da Arrábida e a península de Setúbal. Está localizado na vila de Palmela .

 

Castelo de Alcácer do Sal: Este castelo foi construído pelos muçulmanos no século VIII e foi tomado pelos portugueses no século XIII. Foi residência dos reis portugueses e dos mestres da Ordem de Santiago. Tem uma cisterna medieval e uma cripta arqueológica. Está localizado na cidade de Alcácer do Sal .

 

Castelo de Monsanto: Este castelo foi erguido no século XII por D. Afonso Henriques e foi um dos mais importantes da defesa da fronteira com Castela. Tem uma torre sineira com 25 metros de altura e uma capela românica. Está integrado na aldeia histórica de Monsanto, considerada a aldeia mais portuguesa de Portugal .

 

 

Castelo de Évora Monte: Este castelo foi construído no século XVI por D. João III e é um dos poucos exemplos de arquitetura militar renascentista em Portugal. Tem uma planta quadrangular e quatro torres cilíndricas nos cantos. Foi aqui que se assinou a Convenção de Évora Monte, que pôs fim à guerra civil entre liberais e absolutistas em 1834. Está localizado na vila de Évora Monte .

 

Castelo de Alcoutim: Este castelo foi edificado pelos muçulmanos no século IX e foi conquistado pelos portugueses no século XIII. Foi uma importante fortaleza na defesa da fronteira com Espanha e tem uma torre de menagem com 20 metros de altura. No seu interior, há um museu arqueológico e um núcleo museológico dedicado à arte sacra. Está localizado na vila de Alcoutim .

 

Castelo de Linhares da Beira: Este castelo foi erguido no século XII por D. Sancho I e foi ampliado nos séculos seguintes. Foi uma das principais fortalezas da Beira Alta e tem uma torre de menagem com 22 metros de altura e uma cisterna gótica. No seu interior, há um centro interpretativo sobre a história do castelo e da vila. Está localizado na aldeia histórica de Linhares da Beira .

 

 

Castelo de Ourém: Este castelo foi fundado no século XII por D. Afonso Henriques e foi remodelado nos séculos XV e XVI por D. Afonso, conde de Ourém e duque de Bragança. Tem uma planta triangular e três torres quadrangulares nos vértices. No seu interior, há um paço gótico e uma igreja renascentista. Está localizado na cidade de Ourém .

 

 

Castelo de Tomar : Este castelo foi construído no século XII pelos Templários e foi a sede da Ordem de Cristo, que sucedeu à Ordem do Templo em Portugal. No seu interior, há o famoso Convento de Cristo, um conjunto arquitetónico que mistura estilos românico, gótico, manuelino e renascentista. Foi declarado Património Mundial pela Unesco em 1983. Está localizado na cidade de Tomar .

 

 

Castelo de Sortelha : Este castelo foi erguido no século XIII por D. Sancho II e foi uma das principais fortificações da Beira Interior. Tem uma planta oval e uma torre de menagem com 18 metros de altura. No seu interior, há uma cisterna medieval e uma capela românica. Está integrado na aldeia histórica de Sortelha, que conserva o seu traçado medieval.

 

 

Castelo de Belver : Este castelo foi edificado no século XIV por D. Afonso IV e foi um dos primeiros castelos góticos em Portugal. Tem uma planta circular e uma torre de menagem com 24 metros de altura. No seu interior, há um museu dedicado à arte popular portuguesa e um núcleo museológico sobre a história do castelo e da vila. Está localizado na vila de Belver .

 

Castelo de Estremoz : Este castelo foi construído no século XIII por D. Dinis e foi a residência de vários reis e rainhas de Portugal. Tem uma planta quadrangular e uma torre de menagem com 27 metros de altura. No seu interior, há uma pousada histórica e uma capela gótica. Está localizado na cidade de Estremoz .

 

Castelo de Aljezur: Este castelo foi fundado pelos muçulmanos no século X e foi tomado pelos portugueses no século XIII. Foi uma importante fortaleza na defesa do litoral algarvio e tem uma planta irregular e uma torre albarrã. No seu interior, há um núcleo museológico sobre a história do castelo e da vila. Está localizado na vila de Aljezur .

 

Castelo de Penela :Este castelo foi erguido no século XI por D. Sesnando Davides e foi um dos primeiros castelos da linha defensiva do Mondego. Tem uma planta oval e uma torre de menagem com 15 metros de altura. No seu interior, há uma igreja românica e um museu etnográfico. Está localizado na vila de Penela .

 

 

Castelo de Montemor-o-Velho : Este castelo foi edificado no século XI pelos muçulmanos e foi conquistado pelos portugueses no século XII. Foi uma das principais fortalezas da região do Baixo Mondego e tem uma planta retangular e uma torre de menagem com 23 metros de altura. No seu interior, há um paço gótico e uma igreja românica. Está localizado na vila de Montemor-o-Velho

 

Castelo de Santa Maria da Feira : Este castelo foi construído no século XI pelos condes de Portucale e foi ampliado nos séculos seguintes. Foi uma das principais fortalezas da região do Entre-Douro-e-Minho e tem uma planta poligonal e uma torre de menagem com 28 metros de altura. No seu interior, há um museu militar e uma capela gótica. Está localizado na cidade de Santa Maria da Feira .

 

Castelo de Alenquer : Este castelo foi fundado pelos muçulmanos no século IX e foi tomado pelos portugueses no século XII. Foi uma importante fortaleza na defesa da região do Oeste e tem uma planta irregular e uma torre albarrã. No seu interior, há um núcleo museológico sobre a história do castelo e da vila. Está localizado na vila de Alenquer .

 

Castelo de Arraiolos : Este castelo foi erguido no século XIV por D. Dinis e é um dos poucos exemplos de castelos circulares em Portugal. Tem uma planta circular e uma torre de menagem com 17 metros de altura. No seu interior, há uma igreja gótica e um pelourinho manuelino. Está localizado na vila de Arraiolos .

 

Castelo de Porto de Mós: Este castelo foi edificado no século XII pelos Templários e foi remodelado nos séculos XV e XVI por D. Duarte de Menezes, conde de Viana do Alentejo. Tem uma planta quadrangular e duas torres pentagonais nos cantos. No seu interior, há um museu municipal e uma igreja renascentista. Está localizado na vila de Porto de Mós .

 

Castelo de Beja: Este castelo foi construído no século XIII por D. Dinis e foi a residência dos duques de Beja e dos condes de Ourique. Tem uma planta quadrangular e uma torre de menagem com 40 metros de altura, a mais alta do país. No seu interior, há um museu regional e uma igreja gótica. Está localizado na cidade de Beja .

 

Castelo de Penedono: Este castelo foi erguido no século X pelos condes de Portucale e foi ampliado nos séculos seguintes. Foi uma das principais fortalezas da região do Douro e tem uma planta pentagonal e uma torre de menagem com 18 metros de altura. No seu interior, há um museu arqueológico e uma capela românica. Está localizado na vila de Penedono .

 

Castelo de Montalegre: Este castelo foi edificado no século XIII pelos Templários e foi um dos mais importantes da defesa da fronteira com Espanha. Tem uma planta retangular e uma torre de menagem com 21 metros de altura. No seu interior, há um centro interpretativo sobre a história do castelo e da região. Está localizado na vila de Montalegre .

Castelo de Sines: Este castelo foi fundado pelos muçulmanos no século X e foi conquistado pelos portugueses no século XIII. Foi uma importante fortaleza na defesa da costa alentejana e tem uma planta irregular e uma torre albarrã. No seu interior, há um museu dedicado à vida e obra do navegador Vasco da Gama, que nasceu nesta vila. Está localizado na vila de Sines .

 

Castelo de Lamego: Este castelo foi erguido no século XII por D. Afonso Henriques e foi a sede do bispado de Lamego até ao século XVIII. Tem uma planta quadrangular e uma torre de menagem com 19 metros de altura. No seu interior, há um museu de arte sacra e uma capela românica. Está localizado na cidade de Lamego .

 

Castelo de Sabugal: Este castelo foi edificado no século XIII pelos Templários e é um dos poucos exemplos de castelos pentagonais em Portugal. Tem uma planta pentagonal e uma torre de menagem com 20 metros de altura. No seu interior, há um centro interpretativo sobre a história do castelo e da região. Está localizado na vila de Sabugal .

 

Castelo de Viana do Alentejo: Este castelo foi fundado pelos muçulmanos no século IX e foi conquistado pelos portugueses no século XIII. Foi uma importante fortaleza na defesa da região do Alentejo e tem uma planta quadrangular e uma torre albarrã. No seu interior, há um santuário mariano e um museu etnográfico. Está localizado na vila de Viana do Alentejo .

 

Castelo do Lindoso: É um dos castelos mais bonitos de Portugal e está localizado na freguesia e lugar de Lindoso, município de Ponte da Barca, distrito de Viana do Castelo. Foi construído no século XII pelos Templários e foi um dos mais importantes da defesa da fronteira com Espanha. Tem uma planta oval e duas torres quadrangulares nos extremos. No seu interior, há uma catedral gótica e um núcleo museológico sobre a história do castelo e da vila.

O Castelo do Lindoso é também famoso pelos seus espigueiros, que são construções de pedra e madeira usadas para guardar o milho e outros cereais. Há cerca de 52 espigueiros na eira comunitária junto ao castelo, formando o maior conjunto de espigueiros da Península Ibérica. O mais antigo espigueiro do Lindoso data de 1610 e está localizado perto da aldeia.

 

Castelo de Castro Laboreiro: É um dos castelos mais bonitos de Portugal e está localizado na vila e freguesia de Castro Laboreiro, município de Melgaço, distrito de Viana do Castelo. Foi construído no século XII pelos Templários e foi um dos mais importantes da defesa da fronteira com Espanha. Tem uma planta oval e duas torres quadrangulares nos extremos. No seu interior, há uma catedral gótica e um núcleo museológico sobre a história do castelo e da vila.

Outros Destinos
QUANTO CUSTOU A NOSSA VIAGEM DE 6 DIAS EM SANTORINI EM JUNHO DE 2022?

Em 2022 os nossos clientes Ana Maria e Joao Fernandes realizaram uma viajem de sonho para Santorini e tiveram a Read more

Roteiro para Escapadinha a Londres

Olá viajantes, hoje venho partilhar convosco a nossa última escapadinha a Londres. Apesar de ser a nossa terceira vez, não Read more

QUANTO CUSTOU A NOSSA ESCAPADINHA DE 2 DIAS NA SERRA DA ESTRELA COM SPA EM JANEIRO 2023?

Para vos ajudar e incentivar vamos dar algumas dicas de 2 dias na Serra da Estrela. ? Transportes: 84€ (60€ Read more

Roteiro de 3 dias em Barcelona

Partilho um roteiro de 3 dias em Barcelona, capital da Catalunha, sendo cidade mais populosa da região. Aqui fica o Read more

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *