A Madeira é um arquipélago português situado no Oceano Atlântico, a cerca de 1000 km de Lisboa e 500 km de Marrocos. É composto por duas ilhas principais, Madeira e Porto Santo, e dois grupos de ilhas menores, as Desertas e as Selvagens. A Madeira tem uma área de 741 km2 e uma população de cerca de 260 mil habitantes. O Porto Santo tem uma área de 42 km2 e uma população de cerca de 5500 habitantes. As Desertas e as Selvagens são reservas naturais desabitadas.
A Madeira é um destino turístico muito popular, que atrai visitantes de todo o mundo pela sua beleza natural, clima subtropical, gastronomia, cultura e eventos. Alguns dos principais atrativos da Madeira são:
- O Funchal, a capital da ilha e o centro de tudo. Aqui pode encontrar uma grande variedade de hotéis, restaurantes, lojas, museus e atrações, como o Mercado dos Lavradores, a Sé Catedral, o Jardim Botânico, o Jardim Tropical Monte Palace ou o Museu da Blandy’s Wine Lodge.
- As levadas, os canais de irrigação que percorrem a ilha e que permitem fazer caminhadas por paisagens deslumbrantes. Há mais de 1200 km de trilhos para todos os níveis de dificuldade e preferências.
- Os picos, os pontos mais altos da ilha que oferecem vistas panorâmicas sobre o mar e as montanhas. O Pico Ruivo é o mais alto com 1862 metros de altitude e pode ser alcançado a pé desde o Pico do Areeiro ou desde a Achada do Teixeira.
- As piscinas naturais, as formações rochosas vulcânicas que criam piscinas de água salgada onde se pode nadar e refrescar. As mais famosas são as de Porto Moniz, mas também há outras como as do Seixal ou do Porto da Cruz.
- A floresta laurissilva, um tipo de floresta subtropical húmida que é património da UNESCO e que cobre cerca de 20% da ilha. É um habitat único que alberga várias espécies endémicas de flora e fauna.
- A gastronomia, que mistura influências portuguesas e africanas e que se baseia nos produtos locais como o peixe, a carne, a fruta e o vinho. Alguns dos pratos típicos são a espetada em pau de louro, o peixe-espada preto com banana da Madeira, as lapas grelhadas ou o bolo do caco. Para acompanhar, nada melhor do que uma poncha, uma bebida feita com aguardente de cana-de-açúcar, mel e limão.
- A cultura, que se reflete nas festas e eventos que animam a ilha ao longo do ano. Alguns dos mais famosos são o Carnaval, a Festa da Flor, o Festival do Atlântico, a Festa do Vinho da Madeira ou o Réveillon. Nestas ocasiões, a ilha se enche de música, dança, fogo-de-artifício e alegria.
O que fazer na Madeira?
A Madeira é uma ilha maravilhosa com muitas coisas para fazer e ver. Aqui estão algumas sugestões:
- Fazer uma visita guiada pelo leste ou oeste da ilha, para conhecer os principais pontos de interesse, como o Pico do Areeiro, Santana, Ponta de São Lourenço, Câmara de Lobos, Porto Moniz e Cabo Girão.
- Fazer um safari de Jeep pelos caminhos florestais e admirar a natureza exuberante da ilha.
- Fazer um percurso pedestre pelo Pico do Areeiro ao Pico Ruivo, o ponto mais alto da ilha, e desfrutar das vistas deslumbrantes.
- Fazer um cruzeiro de barco pela costa e observar as baleias e os golfinhos que habitam nas águas da Madeira.
- Percorrer as levadas da Madeira, os canais de irrigação que atravessam a ilha e oferecem paisagens únicas.
- Visitar a Ilha do Porto Santo, uma ilha vizinha com uma praia de areia dourada de 9 km.
- Provar o vinho da Madeira e a gastronomia local, como a espetada em pau de louro, o bolo do caco e as lapas grelhadas.
Qual é a melhor época para visitar a Madeira?
A Madeira tem um clima subtropical, com temperaturas amenas e poucas variações ao longo do ano. A melhor época para visitar depende dos seus interesses e preferências, mas em geral pode-se dizer que:
- Abril a outubro são os meses mais secos e quentes, com temperaturas médias entre 17°C e 23°C e pouca chuva. Esta é uma boa época para aproveitar as praias, os passeios de barco, as caminhadas pelas levadas e o Festival das Flores em abril ou maio.
- Novembro a março são os meses mais frios e chuvosos, com temperaturas médias entre 13°C e 20°C e maior probabilidade de precipitação. Esta é uma boa época para apreciar as paisagens verdes e montanhosas da ilha, as festas de Natal e Ano Novo e o Carnaval em fevereiro ou março .
Como posso chegar à Madeira?
Existem duas formas principais de chegar à Madeira: de avião ou de navio.
- De avião, pode encontrar voos regulares para o Aeroporto Internacional da Madeira Cristiano Ronaldo, situado no concelho de Santa Cruz, a 21 km do Funchal. Os voos partem de várias cidades europeias e duram entre 90 minutos (a partir de Lisboa) e 4 horas (a partir de Londres). Pode consultar as companhias aéreas que operam na Madeira aqui.
- De navio, pode optar por um cruzeiro que inclua o Porto do Funchal na sua rota. O porto recebe navios de várias companhias e origens durante todo o ano. Pode consultar as escalas dos cruzeiros aqui.
Para chegar à ilha do Porto Santo, pode usar o avião ou o ferry. O avião leva cerca de 15 minutos a partir da Madeira e o ferry leva cerca de 2h30.
Sugestão de alojamentos na Madeira:
Existem muitas sugestões de alojamentos na Madeira, dependendo do seu gosto, orçamento e localização. Aqui estão algumas opções :
- Se procura um hotel de luxo no Funchal, pode considerar o Savoy Palace – The Leading Hotels of the World – Savoy Signature, que tem uma pontuação de 9,3 em 10 e oferece quartos elegantes com vista para o oceano, spa, piscinas e restaurantes.
- Se procura um hotel com vista e piscina em Porto Moniz, pode considerar o Aqua Natura Madeira, que tem uma pontuação de 9,2 em 10 e oferece quartos confortáveis com vista para as piscinas naturais, restaurante, bar e acesso direto ao mar.
- Se procura uma pousada charmosa em Santana, pode considerar o Hotel Quinta do Furão, que tem uma pontuação de 9,3 em 10 e oferece quartos acolhedores com vista para a costa e as montanhas, jardim, piscina e restaurante.
- Se procura um alojamento económico no Funchal, pode considerar o Santa Maria Boutique Hostel, que tem uma pontuação de 8,4 em 10 e oferece dormitórios e quartos privados com wi-fi gratuito, terraço e bar.
- Se procura um alojamento local com personalidade no Funchal, pode considerar o The Wine Lodges, que tem uma pontuação de 9 em 10 e oferece apartamentos espaçosos com wi-fi gratuito, cozinha equipada e varanda com vista para a cidade.
- Se procura um alojamento rural na Calheta, pode considerar o Calhau Grande, que tem uma pontuação de 9,2 em 10 e oferece casas rústicas com wi-fi gratuito, jardim, piscina e vista para o mar.
Onde comer na Madeira?
Na Madeira, pode comer bem e variado, desde a comida típica da ilha até às cozinhas internacionais. Aqui estão algumas sugestões de restaurantes:
- Se procura um restaurante tradicional no Funchal, pode experimentar o Dona Joana Rabo-de-Peixe, que serve pratos como peixe-espada preto com banana da Madeira, lapas grelhadas ou sopa de tomate.
- Se procura um restaurante de luxo no Funchal, pode optar pelo Armazém do Sal, que serve comida madeirense com um toque gourmet, como espetada de novilho com milho frito ou filete de atum com molho de maracujá.
- Se procura um restaurante para comer bolo do caco, o pão típico da Madeira, pode ir à Casa do Bolo do Caco, que oferece várias opções de recheios, como carne de vinho e alhos, frango ou queijo.
- Se procura um restaurante para comer peixe e marisco fresco na Madeira, pode escolher o Rei da Poncha, que tem uma vista fantástica para o mar e serve especialidades como camarão tigre grelhado, polvo à lagareiro ou arroz de marisco.
- Se procura um restaurante com uma vista deslumbrante na Madeira, pode reservar uma mesa no Estalagem da Ponta do Sol, que tem uma esplanada sobre a falésia e serve pratos como risotto de cogumelos e espargos, bacalhau confitado ou bife à portuguesa.
Roteiro de 5 dias para visitar a Madeira
A Madeira é uma ilha que tem muito para ver e fazer, mas se só tiver 5 dias para a visitar, pode seguir este roteiro:
- Dia 1: Funchal e Monte. Comece o dia a visitar o Mercado dos Lavradores, onde pode apreciar as cores e os sabores da ilha. Depois, passeie pelo centro histórico do Funchal e admire a arquitetura e os monumentos, como a Sé Catedral, a Igreja do Colégio ou o Museu da Blandy’s Wine Lodge. Suba de teleférico até ao Monte e visite o Jardim Botânico e o Jardim Tropical Monte Palace. Se quiser uma experiência diferente, desça de carro de cesto até ao Livramento.
- Dia 2: Câmara de Lobos, Cabo Girão, Ribeira Brava e Calheta. Saia do Funchal em direção a Câmara de Lobos, uma pitoresca vila piscatória onde pode provar a poncha, a bebida típica da Madeira. Depois, siga para o Cabo Girão, o promontório mais alto da Europa, onde pode caminhar sobre uma plataforma de vidro com vista para o mar. Continue pela costa sul até à Ribeira Brava, uma vila com uma bonita igreja matriz e uma praia de calhau. Termine o dia na Calheta, onde pode relaxar na praia de areia artificial ou visitar a Casa das Mudas, um centro cultural com exposições de arte.
- Dia 3: Porto Moniz, Seixal e São Vicente. Aventure-se pela costa norte da ilha e descubra as paisagens selvagens e dramáticas desta zona. Comece por Porto Moniz, onde pode nadar nas famosas piscinas naturais formadas por rochas vulcânicas. Depois, passe pelo Seixal, onde pode admirar a cascata da Véu da Noiva ou fazer uma caminhada pela vereda dos Prazeres. Por fim, chegue a São Vicente, onde pode visitar as grutas vulcânicas e o centro de vulcanismo ou explorar a floresta laurissilva pela levada do Caldeirão Verde.
- Dia 4: Santana, Machico e Ponta de São Lourenço. Neste dia, conheça o leste da ilha e as suas tradições. Comece por Santana, onde pode ver as casas típicas de colmo e visitar o Parque Temático da Madeira. Depois, siga para Machico, a primeira cidade fundada na ilha pelos descobridores portugueses. Aqui pode conhecer o património histórico e cultural da vila ou desfrutar da praia de areia dourada. Termine o dia na Ponta de São Lourenço, o extremo oriental da ilha, onde pode fazer um percurso pedestre com vistas espetaculares para o mar e as ilhas Desertas .
- Dia 5: Pico do Areeiro e Pico Ruivo. Reserve este dia para subir aos pontos mais altos da ilha e deslumbrar-se com as vistas panorâmicas. Comece por subir ao Pico do Areeiro, o terceiro pico mais alto da Madeira, onde pode ver o nascer do sol ou observar as nuvens abaixo de si. Depois, se tiver coragem e preparação física, faça a vereda do Areeiro ao Pico Ruivo, o ponto mais alto da ilha com 1862 metros de altitude. O percurso tem cerca de 12 km (ida e volta) e demora entre 4 a 6 horas. Pelo caminho vai passar por túneis, escadas e pontes e ter vistas incríveis para as montanhas e os vales .